Escritórios NU (Tondela, Portugal_2017)

file_5472x3648_000235_1

Iniciar um projecto começa, quase sempre, com uma visita ao local para compreender o contexto envolvente. Umas vezes este contexto é um terreno, outras vezes um interior. Neste caso é um interior que também é um exterior, pois existe a vontade e a necessidade de construir um edifício dentro da nave industrial existente, ampliando a zona administrativa da empresa.

Para além da funcionalidade pensa-se também na sustentabilidade responsável do edifício, já que todo ele foi pensado à medida para ser montado/desmontado e reutilizado futuramente, e também numa economia de custos já que as condições técnicas exigíveis são simples e eficazes. Utilizam-se simultaneamente materiais estruturais, de acabamento e de conforto.

Os contentores, que se integram no ambiente e na rotina diária do processo de produção, são construídos com uma estrutura de madeira de casquinha (visível nos tectos); as paredes e pavimentos são feitos em painéis de aglomerado de madeira; e a relação com o exterior é garantida por panos envidraçados que se ajustam às condições da nave existente, favorecendo novas possibilidades de relação com o interior da nave industrial e também a entrada de luz para as zonas de trabalho.

Destaques

Archdaily | Broadcasting Architecture Worldwide