ALS LAB (Madrid, Espanha_2018-2019)

A intervenção passa pela reconversão de um armazém de uso geral num espaço de laboratório de análises físicas, químicas, microbiológicas, biológicas, radiológicas e ecotoxicológicas.

Encontrámos três pisos amplos e com pés-direitos generosos, vãos envidraçados dispostos ao longo das fachadas em contacto com o exterior e alguma deterioração dos materiais de revestimento.

A ideia consiste em resolver a problemática própria de um laboratório aproveitando e maximizando as características do espaço existente, nomeadamente o pé-direito generoso e a iluminação natural que penetra pelos vãos.

Pode-se dizer que o coração do laboratório está posicionado no rés-do-chão, numa zona central com pé-direito duplo. Marcando precisamente a importância deste espaço, projecta-se uma estrutura em forma de pirâmide que organiza e estrutura todo o espaço circundante ao mesmo tempo que alberga equipamentos de apoio ao laboratório. Este duplo pé-direito permite a entrada de luz a partir de dois níveis favorecendo uma iluminação natural difusa. Permite ainda a observação a partir do piso superior do que acontece neste espaço.

Todos os restantes espaços estão projectados de acordo com o percurso, fluxo e dinâmicas próprias do funcionamento do laboratório, desde a recepção das amostras até à eliminação das mesmas.

No piso inferior funciona essencialmente uma zona de armazém, uma zona de provas, um espaço de refeitório e descompressão para os funcionários.

No piso superior, posicionam-se os gabinetes administrativos, uma sala de reuniões e uma de formação que é acedida após percorre um mezanino com vistas para o laboratório que se encontra no piso inferior.

Todas as infra-estruturas foram melhoradas e adaptadas pensando na funcionalidade e conforto dos espaços, bem como os materiais de revestimento e acabamento foram substituídos de acordo com critérios de lógica não só funcional, mas também de estética.