Vetdinha - clínica veterinária (Mortágua, Portugal_2019)

Encontrámos um espaço inserido no rés-do-chão de um edifício habitacional, amplo, mas de dimensões não muito generosas e marcado pontualmente por pilares estruturais, com uma instalação sanitária própria e vãos envidraçados distribuídos ao longo do seu perímetro. O uso que lhe estava destinado era o comercial.

O objectivo do projecto consistiu na reconversão do espaço comercial pré-existente numa clínica veterinária. Para isso, a ideia estruturante do projecto fixa-se essencialmente em criar um espaço onde reine a ordem, a harmonia, o acolhimento, a limpeza e a funcionalidade, pensando essencialmente no bem-estar dos animais. Dispõem-se os espaços de trabalho e de permanência mais prolongada ao longo do perímetro da fachada de forma a capturar o máximo de luz natural possível, e os espaços de serviço e armazém em zonas “cegas” tirando partido também das infraestruturas pré-existentes no local.

Um aspecto particularmente relevante no projecto é a junção da zona de espera, recepção e wc social, num único espaço. Através do material, configuração e cor, marca-se claramente a recepção e o volume da instalação sanitária, funcionando estes como um objecto independente que não se prolonga até ao tecto o que permite uma leitura de espaço mais ampla e que se estende inclusivamente até à circulação de serviço.

Outra preocupação que se teve em conta, tem que ver com a problemática da arrumação. Para dar resposta a isso, algumas paredes do espaço assumem a forma de armários tornando-se os limites físicos dos espaços, com a função adicional de proporcionar todo o tipo de arrumação.

Todos os espaços são ventilados mecanicamente e revestidos com materiais resistentes e laváveis que assumem cores claras e neutras com o intuito de transmitir uma ideia de limpeza e serenidade. Excepcionalmente, a recepção assume uma cor diferente que marca o carácter do espaço e também se relaciona com a identidade da marca da clínica veterinária.